Pular para o conteúdo principal

Translate

Petição pública contra a desregulamentação de profissões proposta pelo PL 3081/22.

 Deputado apresenta projeto de lei que desregulamenta profissão do Corretor de Seguros

 




Mais uma vez querem desregulamentar a profissão de corretor de Seguros. Sabemos que isso abre portas para o enfraquecimento do mercado de seguros. É o corretor de Seguros que preza ainda que as seguradoras apresentem bons produtos aos consumidores. Além disso há um mercado de proteção veicular que tenta abocanhar uma fatia do mercado que é impedida pela regulamentação dos corretores. Pó isso sabemos que há interesses de setores em acabar com uma profissão que contribui com a sociedade por décadas e sempre foi valorizada. 

Foi criada uma petição pública contra a desregulamentação de profissões proposta pelo PL 3081/22. Quem quiser assinar a petição, deve acessar o link https://peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR128707

O deputado federal Thiago Mitraud (Novo), apresentou projeto de lei (PL 3081/22) que revoga diversas leis com o objetivo de desregulamentar diversas profissões, incluindo Corretores de Seguros (Lei 4594/64) e Atuários (Decreto-Lei 806/69).

Segundo o autor da proposta, essas profissões e atividades “não oferecem risco à segurança, à saúde, à ordem pública, à incolumidade individual e patrimonial”, o que justifica a desregulamentação.

A proposta tem sido bastante criticada por diferentes segmentos. No site da Câmara, por exemplo, 98% dos participantes de uma enquete opinaram que discordam totalmente e apenas 1% disse que concorda totalmente.

Os autores da petição alegam que a proposta, se aprovada, vai acabar com a fiscalização técnica dos profissionais, deixando a população “à mercê de profissionais malformados ou até mesmo sem formação técnica.

Além disso, argumentam que o projeto traz os seguintes riscos para a sociedade: reduz consideravelmente as vias de reclamação da população caso tenham recebido um mau serviço; enfraquece a fiscalização das universidades possibilitando a abertura de cursos de péssima qualidade, formando profissionais que possam colocar em risco quem contrata o serviço; abre espaço para abertura de cursos alternativos de algumas semanas, como se fossem cursos oficiais que demandam anos para formar um profissional; e abre espaço para pessoas sem preparação tenham facilidade de acesso a atividades de alto risco para a população. “A desregulamentação abre espaço para que os profissionais recebem valores ínfimos pela sua prestação de serviços, levando-os a trabalhar em diversos locais e com jornadas extenuantes, reduzindo a qualidade do serviço. Precisamos lutar contra isso. Se você é contra a desregulamentação das profissões assine a petição”, conclama o texto.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Condutor de veículo não consta em apólice de seguro e, após sinistro, indenização é negada

O Site ‘Notícias e Concursos’ informa que a 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça, sob a relatoria do desembargador Ricardo Fontes, ratificou a negativa de uma cobertura de seguro porque considerou imprecisas a existência de informações sobre o perfil do condutor principal, em apólice de seguro de veículos. Consta nos autos que um estabelecimento comercial de Joinville contratou um seguro de veículo em nome de pessoa jurídica; entretanto, registrou a mãe de um dos sócios como principal condutora. Após acidente de trânsito, foi constatado que o veículo era dirigido por outro sócio da empresa. “A adequada caracterização do perfil do segurado é crucial à seguradora para formular e calcular a abrangência do risco; e, por conseguinte, definir o exato valor da contraprestação inerente ao segurado. Dessa forma, eventual divergência entre a declaração efetuada no momento da subscrição da proposta e a prática diária do consumidor poderá constituir justa causa à negativa de pagamento da inde...

Como obter até R$ 600 de volta com o seu seguro auto Porto e fugir da Lei Seca

 

Clientes que possuem o cartão Porto Bank podem parcelar contas como IPVA em até 12x

  Quem é cliente  Porto Bank , tem sempre muitas possibilidades para se organizar e para sonhar ainda mais alto. Pensando nisso, trouxemos uma novidade que pode dar aquele fôlego extra que você está precisando para iniciar 2023. Parcele seus débitos veiculares como IPVA, multas e documentação em até 12x no seu Cartão de Crédito Porto Bank . Para aderir Para aderir esse serviço, é só realizar o donwload do aplicativo  Porto: seguro, cartão, ...

Sobre o que já falamos

Mostrar mais

Marcadores

Mostrar mais

Total de visualizações de página