Pular para o conteúdo principal

Translate

Como o seguro pode ajudar em casos como o da Lojas Americanas


 

Caso das Lojas Americanas coloca em foco os benefícios dos Seguros de Linhas Financeiras


Em casos como perdas contábeis e prejuízos na gestão, empresas e diretores podem recorrer a seguros para cobrir despesas judiciais, pagamento de indenizações e multas. Além de proteger o patrimônio pessoal dos diretores

As inconsistências contábeis das Lojas Americanas, divulgadas pela mídia desde quarta-feira (11), estimadas em R$ 20 bilhões, reacenderam o debate sobre como proteger a empresa desse tipo de risco e blindar o patrimônio pessoal da diretoria.

Contra o possível ajuizamento de ações de responsabilidade civil em face de diretores e administradores, que podem, ao final, atingir o patrimônio pessoal desses executivos, existe o seguro D&O (Directors & Officers), que cobre despesas com defesas, acordos, indenizações e até multas devidas pelos executivos, em razão de possíveis prejuízos financeiros, relacionados aos atos de gestão, causados a terceiros (acionistas, fornecedores etc.).

“Buscando mitigar os efeitos adversos de uma notícia negativa na reputação do executivo, o seguro D&O também oferece suporte especializado, assegurando que os custos com relações públicas ajudem a proteger sua imagem pessoal”, pontua a gerente de linhas financeiras da Vokan Seguros, Tatiana Macedo.

Hipoteticamente, uma apólice que poderia ser acionada é de Responsabilidade Civil Profissional (E&O – Errors & Omissions) para cobrir custos de defesa e de indenizações devidas a terceiros, decorrentes de eventuais falhas na prestação de serviços profissionais, considerando que a área contábil da companhia e a auditoria independente contratada não apontaram nenhum problema nos balanços da Americanas, conforme noticiado.

“Como os fatos divulgados são recentes e pendentes de desdobramentos, ainda é cedo para aprofundarmos essa análise, mas não é demais lembrar que a contratação dos seguros de linhas financeiras acima explicitados é fundamental para garantir a proteção financeira de empresas e de seus administradores”, afirma o diretor técnico e comercial da Vokan Seguros, Guilherme Krupelis.


Fonte CQCS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Condutor de veículo não consta em apólice de seguro e, após sinistro, indenização é negada

O Site ‘Notícias e Concursos’ informa que a 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça, sob a relatoria do desembargador Ricardo Fontes, ratificou a negativa de uma cobertura de seguro porque considerou imprecisas a existência de informações sobre o perfil do condutor principal, em apólice de seguro de veículos. Consta nos autos que um estabelecimento comercial de Joinville contratou um seguro de veículo em nome de pessoa jurídica; entretanto, registrou a mãe de um dos sócios como principal condutora. Após acidente de trânsito, foi constatado que o veículo era dirigido por outro sócio da empresa. “A adequada caracterização do perfil do segurado é crucial à seguradora para formular e calcular a abrangência do risco; e, por conseguinte, definir o exato valor da contraprestação inerente ao segurado. Dessa forma, eventual divergência entre a declaração efetuada no momento da subscrição da proposta e a prática diária do consumidor poderá constituir justa causa à negativa de pagamento da inde...

Como obter até R$ 600 de volta com o seu seguro auto Porto e fugir da Lei Seca

 

Clientes que possuem o cartão Porto Bank podem parcelar contas como IPVA em até 12x

  Quem é cliente  Porto Bank , tem sempre muitas possibilidades para se organizar e para sonhar ainda mais alto. Pensando nisso, trouxemos uma novidade que pode dar aquele fôlego extra que você está precisando para iniciar 2023. Parcele seus débitos veiculares como IPVA, multas e documentação em até 12x no seu Cartão de Crédito Porto Bank . Para aderir Para aderir esse serviço, é só realizar o donwload do aplicativo  Porto: seguro, cartão, ...

Sobre o que já falamos

Mostrar mais

Marcadores

Mostrar mais

Total de visualizações de página