O reajuste do Seguro de Automóvel vai oscilar entre 5% e 20 %, em 2012, a depender da seguradora e do perfil do cliente, como prevê o diretor Executivo do Sindicato das Seguradoras do Paraná e Mato Grosso do Sul (Sindseg – PR/MS), Ramiro Fernandes Dias.
Nesse contexto, alguns fatores favorecem o aumento, como o elevado índice de furtos e roubo e o fraco desempenho das empresas de rastreamento, além do aumento da frota. “Quanto mais veículos rodam, maior o risco deles se envolverem em acidentes”, declara Fernandes, reforçando que, atualmente, apenas cerca de 30% dos veículos roubados ou furtados são recuperados.
“A conta inclui o que chamamos de linha de tendência, abrangendo o alto volume das indenizaçõs por furtos e acidentes. Neste momento, a tendência é de alta e isso vai impactar no ajuste do preço do seguro", enfatiza Fernandes.
Já conforme matéria do site do Sincor-RS, a alta do Imposto de Produtos Industrializados (IPI) também deve contribuir para elevar o valor do seguro de carros importados. Na opinião do corretor Felipe Santos, "o acréscimo de 30 pontos percentuais vai refletir no preço do seguro, pois “o prêmio é baseado também no valor do veículo".
fonte: CQCS
O Site ‘Notícias e Concursos’ informa que a 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça, sob a relatoria do desembargador Ricardo Fontes, ratificou a negativa de uma cobertura de seguro porque considerou imprecisas a existência de informações sobre o perfil do condutor principal, em apólice de seguro de veículos. Consta nos autos que um estabelecimento comercial de Joinville contratou um seguro de veículo em nome de pessoa jurídica; entretanto, registrou a mãe de um dos sócios como principal condutora. Após acidente de trânsito, foi constatado que o veículo era dirigido por outro sócio da empresa. “A adequada caracterização do perfil do segurado é crucial à seguradora para formular e calcular a abrangência do risco; e, por conseguinte, definir o exato valor da contraprestação inerente ao segurado. Dessa forma, eventual divergência entre a declaração efetuada no momento da subscrição da proposta e a prática diária do consumidor poderá constituir justa causa à negativa de pagamento da inde...

Comentários