Pular para o conteúdo principal

Translate

Quais os motivos para o aumento do preço do seguro auto?


Fenacor  questionou a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg) sobre os motivos dos aumentos recentes do seguro automóvel. Diante disso, uma série de razões para o aumento dos preços do seguro de veículos foi apresentada. O aumento foi registrado em quase todas as regiões do Brasil em 2022. 

De acordo com a entidade, entre os motivos consta o aumento do roubo e do furto de carros. “Os veículos estão sendo roubados e furtados, com frequência crescente, com o objetivo do desmanche para revenda de peças, por canais irregulares”, alega a Federação.

Além disso, de acordo com a FenSeg, houve o aumento de outros tipos de sinistros, como colisão e assistência, entre outros, que “retornaram a índices iguais ou superiores a 2019 (pré-pandemia)”.

Também contribuiu para os ajustes no preço do seguro a queda dos índices de recuperação de veículos roubados. “Por se tornarem alvos dos desmanches para venda de peças, a recuperação de automóveis tem se revelado um desafio cada dia maior”, argumenta a entidade.

Outro fator relevante tem sido a grande dificuldade para o abastecimento de peças. Segundo a FenSeg, com a crise internacional, associada à pandemia de Covid-19 e à Guerra na Ucrânia, tem faltado insumos para os fabricantes produzirem as peças de reposição.

Essa situação causou aumento no preço das peças, por causa da falta de muitas delas, variação que é repassada para o preço final do seguro.

A Federação destaca ainda que, após o período em que houve diminuição dos preços médios, durante a pandemia, em razão da redução de risco, ocorreu uma volta progressiva à dinâmica anterior, 88.900 e a tendência “foi um retorno ao patamar de valores cobrados antes”.

Na resposta, a federação enfatiza ainda que todos esses fatores podem influenciar, dealguma forma, “no aumento ou mesmo na redução dos preços do seguro auto praticados pelas seguradoras”.

Fonte: CQCS

Conhecem o canal Economize Seguro? Acesse no Youtube









 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Condutor de veículo não consta em apólice de seguro e, após sinistro, indenização é negada

O Site ‘Notícias e Concursos’ informa que a 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça, sob a relatoria do desembargador Ricardo Fontes, ratificou a negativa de uma cobertura de seguro porque considerou imprecisas a existência de informações sobre o perfil do condutor principal, em apólice de seguro de veículos. Consta nos autos que um estabelecimento comercial de Joinville contratou um seguro de veículo em nome de pessoa jurídica; entretanto, registrou a mãe de um dos sócios como principal condutora. Após acidente de trânsito, foi constatado que o veículo era dirigido por outro sócio da empresa. “A adequada caracterização do perfil do segurado é crucial à seguradora para formular e calcular a abrangência do risco; e, por conseguinte, definir o exato valor da contraprestação inerente ao segurado. Dessa forma, eventual divergência entre a declaração efetuada no momento da subscrição da proposta e a prática diária do consumidor poderá constituir justa causa à negativa de pagamento da inde...

Como obter até R$ 600 de volta com o seu seguro auto Porto e fugir da Lei Seca

 

Clientes que possuem o cartão Porto Bank podem parcelar contas como IPVA em até 12x

  Quem é cliente  Porto Bank , tem sempre muitas possibilidades para se organizar e para sonhar ainda mais alto. Pensando nisso, trouxemos uma novidade que pode dar aquele fôlego extra que você está precisando para iniciar 2023. Parcele seus débitos veiculares como IPVA, multas e documentação em até 12x no seu Cartão de Crédito Porto Bank . Para aderir Para aderir esse serviço, é só realizar o donwload do aplicativo  Porto: seguro, cartão, ...

Marcadores

Mostrar mais

Total de visualizações de página