O seguro tem uma história que remonta ao mundo antigo. Ao longo dos séculos, tornou-se um negócio moderno de proteger as pessoas de vários riscos. A indústria tem sido lucrativa por muitos anos e tem sido um aspecto importante do financiamento privado e público de longo prazo.
No mundo antigo, as primeiras formas de seguro foram registradas pelos comerciantes babilônicos e chineses. Para limitar a perda de mercadorias, os mercadores dividiam seus itens entre vários navios que tinham que atravessar águas traiçoeiras. Um dos primeiros métodos documentados de limitação de perdas foi observado no Código de Hamurabi, que foi escrito por volta de 1750 aC. Sob esse método, um comerciante que recebesse um empréstimo pagaria ao credor uma quantia extra de dinheiro em troca de uma garantia de que o empréstimo seria cancelado se a remessa fosse roubada. Os primeiros a segurar seu povo foram os monarcas aquemênidas, e os registros de seguro foram apresentados aos cartórios. O seguro também se destacou por presentes de valor substancial. Esses presentes foram dados aos monarcas. Ao registrar seus presentes em um registro,
À medida que o mundo antigo evoluiu, surgiram empréstimos marítimos com taxas baseadas em estações favoráveis para viajar. Por volta de 600 aC, os gregos e romanos formaram os primeiros tipos de seguro de vida e saúde com suas sociedades benevolentes. Estas sociedades prestavam cuidados a famílias de cidadãos falecidos. Tais sociedades continuaram por séculos em muitas áreas diferentes do mundo e incluíram rituais funerários. No século 12, na Anatólia, foi introduzido um tipo de seguro estatal. Se os comerciantes fossem roubados na área, o tesouro do estado os reembolsaria por suas perdas.
As apólices de seguro autônomas que não estavam vinculadas a contratos ou empréstimos surgiram em Gênova no século XIV. Foi daí que surgiu a primeira apólice de seguro documentada em 1347. No século seguinte, formou-se o seguro marítimo autônomo. Com este tipo de seguro, os prêmios variavam com base em riscos únicos. No entanto, a separação do seguro de contratos e empréstimos foi uma grande mudança que influenciaria o seguro pelo resto do tempo.
O primeiro livro impresso sobre o tema seguro foi escrito por Pedro de Santarém, e a literatura foi publicada em 1552. Com o fim do Renascimento na Europa, o seguro evoluiu para uma forma de proteção muito mais sofisticada, com diversas variedades de cobertura. Até o final do século XVII, muitas áreas ainda eram dominadas por sociedades amigas que coletavam dinheiro para pagar despesas médicas e funerais. No entanto, o final do século 17 introduziu uma rápida expansão da importância de Londres no mundo do comércio. Isso também aumentou a necessidade de seguro de carga. Londres tornou-se um centro para empresas ou pessoas que estavam dispostas a subscrever os empreendimentos de navios de carga e comerciantes mercantes. A Lloyd's of London, uma das principais seguradoras de Londres, ainda é uma importante empresa de seguros na cidade.
O seguro moderno pode ser rastreado até o Grande Incêndio de Londres, ocorrido em 1666. Depois de destruir mais de 30.000 casas, um homem chamado Nicholas Barbon iniciou um negócio de seguros de construção. Mais tarde, ele apresentou a primeira companhia de seguros contra incêndio da cidade. O seguro de acidentes foi disponibilizado no final do século 19 e era muito semelhante à cobertura de invalidez moderna.
Na história dos EUA, a primeira companhia de seguros foi sediada na Carolina do Sul e abriu em 1732 para oferecer cobertura contra incêndio. Benjamin Franklin fundou uma empresa na década de 1750, que coletava contribuições para evitar que incêndios desastrosos destruíssem edifícios. À medida que os anos 1800 chegaram e passaram, as companhias de seguros evoluíram para incluir seguro de vida e várias outras formas de cobertura. Nenhum tipo de seguro era obrigatório nos Estados Unidos até a década de 1930. Naquela época, o governo criou a Previdência Social. Na década de 1940, surgiu o seguro GI. Ajudou a aliviar as dificuldades financeiras das mulheres cujos maridos morreram enquanto lutavam na Segunda Guerra Mundial. Não foi até a década de 1980 que a necessidade de seguro de carro cresceu o suficiente para que medidas fossem tomadas para torná-lo obrigatório.
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